Lipoaspiração e Lipoenxertia

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos cirúrgicos mais populares e realizados no campo da cirurgia plástica, com o objetivo de remover o excesso de gordura localizada em várias áreas do corpo, proporcionando uma silhueta mais contornada e harmoniosa. É uma técnica indicada para pessoas que, apesar de seguirem uma dieta balanceada e praticarem exercícios, não conseguem eliminar depósitos de gordura em determinadas regiões.

Como é realizada a lipoaspiração?

A lipoaspiração é feita por meio de pequenas incisões, através das quais o cirurgião introduz cânulas finas conectadas a um aparelho de aspiração, que succiona a gordura localizada. O procedimento pode ser feito sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da extensão das áreas a serem tratadas.

Áreas Comumente Tratadas com Lipoaspiração

A lipoaspiração pode ser realizada em várias áreas do corpo, como:

Abdome: Para remover gordura abdominal localizada.

Flancos: Também conhecidos como “pneuzinhos”, são as áreas laterais do abdome.

Coxas: Para tratar o acúmulo de gordura nas coxas internas, externas ou posteriores.

Braços: A gordura localizada nos braços pode ser removida, proporcionando um contorno mais definido.

Pescoço e papada: A gordura localizada abaixo do queixo pode ser eliminada, resultando em um pescoço mais esguio.

Glúteos: Em algumas situações, a lipoaspiração pode ser realizada para melhorar a forma dos glúteos ou reduzir gordura indesejada.

Recuperação e Cuidados Pós-Operatórios

A recuperação da lipoaspiração depende da extensão do procedimento, mas geralmente os pacientes podem retornar às atividades normais dentro de 1 a 2 semanas, com algumas restrições. É necessário o uso de uma cinta modeladora por quatro semanas para ajudar a modelar o corpo e reduzir o inchaço. O paciente pode apresentar hematomas e inchaço durante o processo de recuperação, mas os resultados finais costumam ser visíveis após 3 a 6 meses.

Lipoenxertia (ou Lipoescultura)

A lipoenxertia, também chamada de lipoescultura, é uma técnica que utiliza a gordura retirada durante a lipoaspiração para realizar enxertos em outras áreas do corpo, com o objetivo de melhorar o contorno e adicionar volume. A gordura retirada de uma área é purificada e, em seguida, injetada nas regiões que necessitam de maior volume, como o rosto, glúteos e mamas.

Como é realizada a lipoenxertia?

1. Lipoaspiração: Primeiramente, o cirurgião realiza uma lipoaspiração para remover a gordura de áreas do corpo que apresentam depósitos de gordura excessivos (como abdome, flancos, coxas, etc.). Essa gordura é aspirada com cânulas finas e, em seguida, é processada para remover impurezas e sangue.

2. Purificação da gordura: Após a coleta, a gordura é purificada para remover líquidos e células mortas, ficando apenas a gordura saudável, que será utilizada para o enxerto. Esse processo garante que a gordura a ser injetada seja de boa qualidade e tenha uma alta taxa de sobrevivência no novo local.

3. Reinjeção de gordura: A gordura purificada é injetada na área desejada, seja no rosto (para preenchimento de sulcos, olheiras ou áreas flácidas), nos glúteos (para aumento ou projeção), nas mamas (para aumento mamário sem prótese ou para aumento de volume após explante – ou retirada de impantes mamários) ou em outras áreas do corpo que precisem de volume.

 

Áreas Comumente Tratadas com Lipoenxertia

Glúteos: A lipoenxertia é uma das técnicas mais utilizadas para aumentar o volume e dar projeção aos glúteos, criando um contorno mais arredondado e firme. Esse procedimento é popularmente conhecido como “lifting de glúteos sem prótese” ou “lipoenxertia de glúteos”, e é realizado colocando gordura no subcutâneo da região glútea.

Face: A gordura pode ser usada para preencher sulcos faciais, como as olheiras, as linhas nasolabiais (linhas de marionete) ou para dar volume às bochechas e à mandíbula. Além de volumizar, a gordura autóloga também melhora a qualidade da pele devido às suas propriedades regenerativas.

Mamas: A gordura retirada de outras áreas do corpo pode ser utilizada para aumentar as mamas de forma mais natural, sem a necessidade de implantes. Esse procedimento é indicado para mulheres que desejam um aumento moderado de volume mamário e resultados mais naturais. Também pode ser utilizado nas pacientes que realizam explante (ou retirada de implantes mamários) para repor o volume.

Mãos e outras áreas do corpo: A gordura também pode ser usada para rejuvenescer as mãos, preenchendo áreas com flacidez e rugas.

Cicatrizes: a gordura pode preencher cicatrizes que por algum motivo são deprimidas em relação à pele ao redor, assim como melhorar sua qualidade

Assimetrias: podem existir em qualquer lugar do corpo, e podem ser congênitas (presentes desde o nascimento), decorrentes de trauma ou por outros motivos (por exemplo locais mais fundos em regiões de injeções no glúteo)

Vantagens da Lipoenxertia

Naturalidade: A principal vantagem da lipoenxertia é que ela utiliza a gordura do próprio corpo, o que elimina o risco de rejeição ou complicações relacionadas a materiais artificiais, como próteses.

Resultado duplo: A lipoenxertia oferece um “resultado duplo”, pois o paciente consegue melhorar a aparência de duas áreas do corpo — a de onde a gordura foi retirada (geralmente com o auxílio da lipoaspiração) e a área onde a gordura foi injetada.

Riscos baixos: Como a gordura é retirada do próprio corpo, há menos risco de complicações em comparação com o uso de substâncias artificiais. A gordura também contém células-tronco que podem ajudar na regeneração e rejuvenescimento dos tecidos.

Recuperação e Cuidados Pós-Operatórios da Lipoenxertia

A recuperação da lipoenxertia é semelhante à da lipoaspiração, com o paciente precisando usar cinta modeladora nas áreas tratadas. Além disso, o tempo de recuperação pode variar de acordo com a quantidade de gordura injetada e as áreas tratadas. O resultado definitivo da lipoenxertia pode levar de 3 a 6 meses para ser plenamente visível, já que parte da gordura pode ser reabsorvida pelo corpo.

Considerações Finais

Tanto a lipoaspiração quanto a lipoenxertia são procedimentos cirúrgicos altamente eficazes para remodelar o corpo e melhorar o contorno físico, além de oferecer resultados duradouros e naturais, quando realizados por profissionais experientes. Ambos têm um impacto significativo na autoestima dos pacientes, proporcionando um corpo mais harmonioso e uma sensação de bem-estar. Contudo, é essencial que o paciente tenha expectativas realistas e discuta com seu cirurgião plástico a melhor abordagem para seu caso específico, levando em conta os objetivos pessoais e os riscos envolvidos.

 

CONTATO