Gigantomastia: um dos vilões da dor nas costas
Gigantomastia causa dor nas costas? Entenda como o peso das mamas pode afetar sua postura — e o que pode ser feito para aliviar.
A hipertrofia mamária é definida como o aumento anormal no volume das mamas. Pode estar relacionada à uma resposta anormal aos estrógenos circulantes. Existem diversos graus de hipertrofia mamária, dependendo do volume mamário; também está relacionada com a distância entre a fúrcula esternal (começo do osso esterno, no centro do tórax) e o complexo areolo-papilar, sendo as maiores distâncias geralmente presentes nas maiores mamas e com maior grau de queda (chamada de ptose). A gigantomastia é o nome que se dá ao aumento de mama exagerado, e é definido quando a redução de mama retira pelo menos 1800 gramas de mama.

O aumento no tamanho das mamas está relacionado a queixas como dor cervical, dor nos ombros e dor lombar. Pode estar relacionado à mudança no centro de gravidade causado pelo peso anterior das mamas, exacerbação das curvaturas da coluna cervical, torácica e lombar, e aumento na tensão da musculatura cervical e torácica compensatória.

Geralmente resulta em cifose da coluna cervical e torácica e lordose da coluna lombar.

Outras alterações devido ao aumento das mamas inclui a dermatite no sulco inframamário, pois as mamas pendentes criam um ambiente quente e úmido por baixo, gerando uma dermatite que tende a ser bastante desconfortável.
Há também muitos estudos relacionando o aumento exagerado do volume das mamas com a auto-estima. A maioria das pacientes tem dificuldade em encontrar vestimentas e sutiãs adequados, e muitas vezes o volume excessivo pode gerar constrangimento.
A cirurgia de redução de mamas reduz tanto o volume das mamas quanto corrige a queda do mamilo e a sobra de pele. Existem diversas técnicas cirúrgicas para tal, todas baseadas na preservação da vascularização do mamilo. A maioria das incisões são em T invertido, e há possibilidade de redução de grandes volumes mamários.

A maioria das pacientes tem ganho importante no alívio dos sintomas após a redução das mamas. Há melhora da angulação da coluna e da sobrecarga muscular com a redução. Esses resultados são aumentados quando há associação com fisioterapia e terapia de reeducação postural.